25 de abr de 2013

Arte nos cabelos: Cuidados com as madeixas



Oii! Hoje vamos falar de cuidados com os nossos fios, pois assim como qualquer outra parte do corpo devemos cuidar bem. Cabelo bonito é sinal de saúde!
Vamos lá, algumas dicas e cuidados:
  1. Não dormir com o cabelo molhado. Os especialistas são unânimes em afirmar que ir para cama com os cabelos ainda úmidos não é um bom negócio. Isso porque, logo após a lavagem, os fios ficam frágeis e qualquer atrito pode danificar a fibra capilar, até mesmo o contato com o travesseiro, fazendo com que fiquem mais suscetíveis a queda.
  2. Boa alimentação. Sim, tudo dentro de nós é tratado de dentro para fora, com os cabelos não seria diferente. O aumento da queda dos fios é causado por anemia, desnutrição grave, deficiência de vitaminas e proteínas, entre outros motivos, então alguns alimentos que nos ajudam são:  Proteína de boa qualidade (carne, frango, peixe, ovos...) devem estar em quantidade suficiente na alimentação, pois o aminoácido apresenta a função estrutural, de manutenção e reparo dos tecidos. Nem todos os aminoácidos estão presentes na fibra capilar, porém, para que os cabelos fiquem mais bonitos, fortes e saudáveis, os aminoácidos são fundamentais.  A proteína também é rica em taurina, um tipo de aminoácido que pode melhorar a hidratação do cabelo, estimula o crescimento, protege o folículo capilar e combate o estresse oxidativo prevenindo o envelhecimento. As fontes de proteínas devem ser consumidas duas vezes ao dia, numa porção de aproximadamente 100g, cada uma equivalente ao tamanho da palma da mão. Cenoura/abóbora e todos os alimentos alaranjados possuem betacaroteno que ajudam muito na vitalidade e crescimento do cabelo. Cereais integrais (aveia, arroz integral,...) são fontes de zinco e complexo B que ajuda na multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos.Feijão é rico em ferro. Entre outros.
  3. Evite lavar o cabelo com água muito quente. Faz mal aos fios, que acabam ficando ressecados, e ao couro cabeludo, que corre o risco de descamar. “Quando a água quente entra em contato com o cabelo, as escamas dos fios se abrem e toda a hidratação é perdida”, diz Isabel Martines, dermatologista.
  4. Cabelo oleoso também precisa de condicionador. A função do condicionador é tratar e desembaraçar os fios. Se o cabelo é oleoso, ele merece um produto específico e em pequena quantidade, apenas nas pontas, mas não se deve simplesmente abolir o condicionador. Procure produtos indicados para cabelos oleosos e que contribui para a sensação de maciez e frescor por todo o dia.
  5. Não abusar do secador, muito menos da chapinha. Não podemos colocar o secador tão próximo dos fios pelo excesso de calor, nem querer alisar com a chapinha, pois a agressão é ainda maior; chapinha apenas para finalizar. E nem pensar em usá-la nos fios ainda molhados. Para tentar diminuir e proteger o cabelo, usemos um leave-in termo-ativado, antes de secar, finalizar, ou modelar nossas madeixas.
  6. Cortá-los. Algumas morrem de medo das tesouras, porém todo mês nossos cabelos crescem em média 1 cm. Então, se seu cabelo está saudável, ele deveria crescer 3 cm ao longo de 3 meses. Esse é o tempo ideal entre um corte e outro. Mas é claro que tem gente que corta antes. Geralmente são as corajosas com cabelos curtinhos, que, de fato, necessitam de uma reparada nas pontinhas que cresceram rebeldes. Outro motivo bom de ir ao salão e decidir cortas os fios, é espantar o baixo astral, e funciona muito bem! Retirar as pontas secas e duplas é indispensável para um visual bonito, limpo e bem cuidado.Então não tenhamos medo, tenhamos cuidado a eles que precisam respirar também.
Hidratação. Por fim, a tão necessária hidratação. É indispensável manter os fios hidratados, e o melhor intervalo de tempo entre uma hidratação e outra é de 15 dias. Existem inúmeras opções no mercado, de todos os preços, e há também como fazer hidratantes caseiros. Na semana que vem, trarei uma receita para vocês!

Achei essas dicas interessantes, e quero compartilhar com vocês:

E a ai mulherada, vamos cuidar um pouco mais dos nossos cabelos?!
Até a próxima semana, e desculpem pelo pequeno atraso! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário