8 de mai. de 2013

Dica de livro: Dom Casmurro


Gente, a dica de livro de hoje é para quem realmente é apreciador da arte. Dom Casmurro de Machado de Assis é um dos livros mais conhecidos do Brasil, e muitos de nós já conhecemos por alto sua história. Há também quem tenha lido e não se agradou por conta da linguagem usada. O que quero dizer hoje é que essa obra é tão conhecida e difundida até hoje porque é INCRÍVEL! Já existem versões simplificadas dela, mas é legal apreciar a genialidade que Machado teve com sua linguagem, pois ele a modificava de obra para obra, de acordo com a mensagem que queria passar. Dom Casmurro foi um marco na carreira do autor, que continuava a entrar no Realismo. Sua obra é cheia de ironias suaves, mostrando a realidade e desmentindo as visões encantadas do Romantismo. A marca realista mais marcante nessa obra é o desendeusamento de Capitu, que deixa de ser perfeita com a possibilidade do adultério. O autor articula de tal forma suas palavras que consegue que o mistério que envolve sua obra se perpetue por mais de um século, sem deixar nenhuma brecha para a revelação. Até hoje, estudiosos continuam analisando o livro, e todos nós que lemos criamos uma teoria. É ou não incrível?!
Para quem realmente não tiver interesse em ler o livro, eu super recomendo que assistam a minissérie adaptada da Rede Globo. Capitu foi a mais brilhante adaptação que eu já vi da obra. ficou encantadora! Trouxe uma pequena amostra para vocês:


Não deixe de conferir! Leia Dom Casmurro.


2 comentários:

  1. Dizem que esse livro é maravilhoso mas eu não tenho um pingo de paciência para ler :( Sempre pego e deixo de canto. Como faz? haha

    Beijão ♥
    www.garotasemcliches.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu falei na postagem... Para quem gosta de admirar a arte das palavras, é um prato cheio. Já para quem gosta mais da simplicidade e se interessa mais pelo enredo, existem versões simplificadas. Uma ótima opção é assistir a minissérie da Rede Globo, Capitu... Foi a melhor versão de Dom Casmurro que eu conheci. De qualquer forma, é um clássico que vale muito a pena ser admirado!

      Beijãao, linda! :*

      Excluir