11 de mai. de 2013

De olho no make: A arte dos pincéis

Oie, pessoal ;)
Hoje resolvi postar sobre um assunto que vira vício assim que começamos a usar: pincéis para maquiagem.



Siim... Os pincéis de maquiagem são itens essenciais para quem gosta de se maquiar. Pode-se dizer até que são as “ferramentas” para um acabamento perfeito. Nesse post vamos conhecer cada tipo de pincel e como usar cada um deles.
Hoje, a variedade de pincéis disponíveis no mercado é grande e pode até surpreender as mais desavisadas. Mas a quantidade de tipos de acessórios se explica facilmente: cada um deles tem uma função e deve ser usado com um produto diferente. Em um kit básico para se conseguir um make bonito e uniforme iremos precisar de, no mínimo, 8 tipos de pincéis! Vamos começar!?!

1 – Pincel de Base –Faz toda a diferença a utilização de pincéis na hora do make, principalmente, na aplicação de bases e corretivos, já que o uso dos mesmo faz com que o acabamento fique sempre suave e uniforme. O pincel de base tem formato chato e fino para espalhar por igual tanto a base cremosa quanto a líquida.


Forma de usar: Você deve colocar um pouco da base que será utilizada nas costas da mão, molhando apenas a ponta das cerdas do seu pincel. Com leves batidinhas, para que se consiga uma cobertura mais uniforme, vá espalhando sua base na parte central do rosto (nariz, queixo, bochechas), puxando sempre o produto para as laterais. Depois, passe nas outras regiões, com movimentos contínuos do centro para as extremidades do rosto, para espalhar bem o produto. A pele vai ficar com um efeito aveludado.



2 – Pincel para corretivo – Esse pincel tem cerdas sintéticas, achatado, no formato de “língua de gato” e tamanho pequeno, como se fosse uma versão mini e magrinha do pincel de base convencional. Ele é eficaz na aplicação de corretivos líquidos ou cremosos, ideal para cobrir pequenas manchas (como marcas de acne) e para disfarçar as olheiras.


Forma de usar: Passe corretivo nas olheiras, abas do nariz, em volta da boca e no arco da sobrancelha. Dê leves batidinhas com o pincel até deixar uma camada fina, assim seu rosto não vai ficar com manchas desiguais do produto.


3 – Pincel para pó – Esse pincel deve ser grande, cheio, fofo, com formato arredondado e composto por cerdas naturais, as quais não irão arranhar a base previamente aplicada.


Forma de usar: Com movimentos leves e de vaivém, passe seu pincel na zona T do rosto – que compreende ao centro da testa, as laterais do nariz, sob os olhos e o centro do queixo, esse são os lugares imprescindíveis à aplicação do pó, já que são os pontos mais oleosos do rosto. Obs.: SEMPRE retire o excesso de pó do pincel com leves batidinhas antes de aplicá-lo no rosto.

4 – Pincel de Blush: Os pincéis para blush costumam ser volumosos, macios e alguns possuem as cerdas cortadas na diagonal (chanfradas) para facilitar a aplicação das cores exatamente na altura das maçãs do rosto. Os modelos chanfrados são os mais indicados para definir bem as profundidades do rosto, mas os pincéis arredondados também podem ser usados para aplicar o produto.


Forma de usar: Passe o pincel partindo das maçãs do rosto (dar um sorrisinho ajuda a encontrar o local certo) em direção às orelhas. Se quiser um look estilo boneca, faça movimentos circulares nas maçãs do rosto. Para o make ficar mais natural, retire o excesso de produto do pincel com um sopro, antes de aplicar.




5 – Pincel para Sombras – Ele é ideal para depositar as sombras nas pálpebras. Pequeno, feito de cerdas naturais e no formato achatado. Para que se tenha mais precisão na hora de aplicar a sombra, esse pincel deve ter as cerdas firmes.


Forma de usar: Esse pincel aplica o produto, mas não dá muita definição, é ideal para passar a primeira camada de sombra. Na hora de aplicar uma sombra escura, use as bordas do pincel para sombrear o côncavo dos olhos e suavizar o make.


6 – Pincel para esfumar : Pincel fofo, com cerdas longas. Cria o efeito esfumado nos olhos sem complicação. Ótimo pra passar sombra em pó no côncavo dos olhos, pois esse pincel se encaixa certinho onde queremos “colorir”.



Forma de usar: Faça movimentos curtos e leves de vaivém, para deixar a sombra bem natural.


7 – Pincel Chanfrado: Este pincel é multifuncional, serve para contornar os olhos nas pálpebras superior e inferior, delinear a linha d’água, preencher sobrancelhas e aplicar delineadores em gel. Pequeno, bem fino, com cerdas firmes e topo chanfrando (em corte diagonal).


Forma de usar: Para delinear, umedeça a ponta do pincel chanfrado, passe na sombra e faça um traço grosso rente aos cílios. Use a versão com cerdas cortadas na diagonal para puxar o traço de sombra para o canto externo dos olhos.


8 – Pincéis para boca: Muita gente se esquece deste pincel, mas acreditem: quando sabemos utilizá-lo, ele se torna indispensável! Existe um mais fino que serve para delinear a boca e o mais grosso para aplicar o batom ou gloss.


Forma de usar: passe o pincel mais fino no batom, desenhe primeiro o V no lábio superior, faça um traço no meio do contorno dos lábios inferiores e então vá contornando a linha dos lábios em direção às extremidades, em cima e embaixo. Com o pincel mais grosso, preencha os lábios.



Há também os pincéis mais específicos, que também são importantes, mas que você pode adquiri-los com o tempo. Apesar de que, na maioria dos conjuntos de pincéis, desde os mais simples aos mais sofisticados, eles sempre estão presentes. Um “brinde” bom \o/ hehehe

- Pincel de escovinha para cílios e sobrancelhas: Serve para tirar excesso de rímel dos cílios e escovar as sobrancelhas (os dois modelos tem este mesmo objetivo).



- Pincel Leque: Possui cerdas longas, posicionadas como se fosse um leque (ou uma vassoura). Usado para “varrer” aquela sombra chata que cai sem querer na pele. Pode-se passar iluminador e até blush com ele também, mas terá um efeito bem suave e natural.


Limpeza dos seus pincéis
Para que seus pincéis durem mais tempo, é importante mantê-los sempre limpos e bem guardados. Eles devem ser lavados, delicadamente, com água e um shampoo neutro, não os deixe de molho para não afetar as cerdas e retire o excesso de umidade com um papel toalha. A limpeza dos pincéis deve acontecer com frequência, ao lavá-los deixe secar a sombra e sempre deitados, já que em pé a água pode acumular no cabo, provocando assim um mau cheiro.


Depois dessas dicas, podemos começar a desenvolver nossa arte dos makes, propriamente dita, né? Então, na próxima semana volto com um make lindo, fazendo uso de todos ou grande parte desses pincéis! Espero que tenham gostado e até a próxima semana ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário