9 de mai. de 2013

Amando a Poesia: Tom Jobim


Oi, gente! O Amando a Poesia de hoje está super especial! O nosso poeta é Tom Jobim, esse gênio da Bossa Nova no Brasil. Quem nunca se encantou com suas poesias?!
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu na Tijuca, Rio de Janeiro. Foi compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violinista. É considerado o maior expoente de todos os tempos da música brasileira pela revista Rolling Stone, e um dos criadores da bossa nova. São incontáveis os seus trabalhos, sendo a maioria deles composições, que não ficaram restritas à sua voz.
Escolhi uma de suas canções (não tão conhecida, para não nos prendermos apenas as que já sabemos de cabeça) para relembrarmos sua poesia, que por sinal, é muito inspiradora. O nome da canção é Fotografia (olhem o que é ser poeta; uma fotografia se transformou nisso):

Fotografia

Eu, você, nós dois
Aqui neste terraço à beira-mar
O sol já vai caindo e o seu olhar
Parece acompanhar a cor do mar
Você tem que ir embora
A tarde cai
Em cores se desfaz,
Escureceu
O sol caiu no mar
E aquela luz
Lá em baixo se acendeu...
Você e eu
Eu, você, nós dois
Sozinhos neste bar à meia-luz
E uma grande lua saiu do mar
Parece que este bar já vai fechar
E há sempre uma canção
Para contar
Aquela velha história
De um desejo
Que todas as canções
Têm pra contar
E veio aquele beijo
Aquele beijo
Aquele beijo
Tom Jobim



Vale lembrar que Vanessa da Mata está fazendo shows gratuitos por todo Brasil na turnê Viva Tom Jobim, patrocinada pela Nivea. Então, se sua cidade ganhar esse presente, não perca, é um super espetáculo! Inspirem-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário