4 de abr. de 2013

Dica de Arte: Bienal de São Paulo


Olá, pessoal! Quem for louco por arte, como eu, tem uma boa dica para se encantar com ela hoje: A Bienal!
No site linkado acima, temos uma breve descrição sobre o que é a Fundação Bienal de São Paulo:


"Criada por iniciativa do empresário Francisco Matarazzo Sobrinho, em 1962, a Fundação Bienal de São Paulo é uma das mais importantes instituições internacionais de promoção da arte contemporânea, e seu impacto no desenvolvimento das artes visuais brasileiras é notadamente reconhecido. A Bienal de Arte, seu mais importante evento, não apenas apresenta aos diferentes públicos a produção de artistas brasileiros e estrangeiros, mas também atrai os olhares do mundo para a arte contemporânea de nosso país. Mais que isso, o evento atua como um periscópio, na medida em que quebra o isolamento de um país cujas condições socioculturais e dimensões dificultam o contato com essa ampla produção, e promove a insubstituível aproximação com as obras – cujas imagens digitais na tela do computador jamais provocarão o deslumbramento e a revelação do momento íntimo diante da arte.
Após a realização da 6ª Bienal de Artes, a Fundação foi criada para levar adiante a mostra, que até então era promovida, com muito sucesso, pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM-SP. E o pavilhão que a instituição ocupa, até hoje sua casa, só veio a abrigar as exposições Bienais a partir da sua 4ª edição, em 1957. Desde 1951, foram produzidas dezenas Bienais, com a participação de 159 países, mais de 13 mil artistas, cerca de 60 mil obras, e quase 7 milhões de visitantes, tornando possível o contato direto do público brasileiro com as artes visuais, cênicas e gráficas, música, cinema, arquitetura e outras formas de expressão artística de todo o mundo. Em 2013, após a bem sucedida 30ª Bienal de São Paulo em 2012, celebraremos os 60 anos das Bienais com uma exposição que destaca as participações brasileiras nas trinta edições da mostra."


No site da Bienal, podemos encontrar o arquivo das outras bienais, cadastrar-se na fundação, aprender mais um pouco sobre arte e conhecer os preparativos para a Bienal de 2013. Confesso ter ficado com uma pontinha de inveja dos paulistas que podem apreciá-la pessoalmente, mas, se como eu, você também não pode conferir presencialmente, não deixe de conhecer pelo site.

Espero que tenham gostado! Isso é Brasil! :D


Nenhum comentário:

Postar um comentário