18 de abr. de 2013

Dica de Amor: Projeto Mundo Unido


Olá, meus amores! Há um tempo eu queria lançar essa proposta aqui, e escolhi hoje como o momento! Bem, vamos começar, a história é um pouco comprida :p A proposta de hoje é o Projeto Mundo Unido (United World Project), idealizado pelo Movimento dos Focolares, e é por aí que eu começo a proposta..
O Movimento dos Focolares foi fundado por Chiara Lubich, numa cidadezinha chamada Trento, lá na Itália, em plena Segunda Guerra. Num momento em que nada sobrevivia à Guerra, Chiara fez uma descoberta, a única que não se acabava com as bombas: Deus Amor. Assim, ela foi descobrindo várias coisas: que Deus nos ama infinitamente, que a forma de retribuir esse amor é fazer Sua vontade, que isso se consegue vivendo o Evangelho, que este nos pede para amar o próximo... Enfim, Chiara descobriu que a melhor forma de levar esse amor que não passa é viver esse amor pelo próximo (por TODOS os próximos!) 24h. Assim surgiu o Movimento dos Focolares, que existe em todos os cantos do mundo, formado por pessoas de todas as religiões, que têm como único objetivo viver o Amor e a Unidade. 
Nesse sentido, surgiu a proposta do Projeto Mundo Unido, que se baseia em tentar colocar a fraternidade como base das relações do mundo inteiro. Bem, vamos a explicação proposta no site do Movimento em Portugal:

A fraternidade universal é a chave para o bem dos nossos povos no presente e no futuro. Ela abre novos cenários para uma maior partilha, corresponsabilidade e interdependência construtiva.
Com o UNITED WORLD PROJECT:
- Queremos provocar uma revolução de amor que envolva a humanidade inteira. Propomos a todos um Pacto mundial de fraternidade com o qual nos comprometemos pessoalmente e todos juntos para que a família humana se componha em unidade, abraçando pessoas de todos os povos, culturas e gerações.
- Pedimos que a fraternidade universal se torne a nova base da política, da economia, do trabalho, da defesa do ambiente, do desporto, da comunicação, da ciência. Para alcançar esses objetivos lançamos uma proposta: United World Project! (Projeto Mundo Unido)
- Queremos, em primeiro lugar, gerar pontes de fraternidade com todas as pessoas que encontramos e, com elas, queremos formar uma rede para o mundo unido, construída com o empenho pessoal e coletivo de viver a regra de ouro. Para realizar isso promovemos uma campanha mundial de assinaturas com a qual desejamos selar o nosso empenho de sermos operadores de fraternidade em nível local, nacional e internacional.
- As assinaturas recolhidas serão entregues às Nações Unidas para acompanhar a solicitação da instituição da Semana por um Mundo Unido que já é uma experiência dos Jovens do Movimento dos Focolares há mais de 15 anos. O reconhecimento por parte da ONU fará do Workshop (atuação) por um mundo unido uma ocasião para orientar as instituições de todos os níveis a realizar uma eficaz cooperação, tornando mais próximo o horizonte da fraternidade universal.
- Apoiamos a constituição de um Observatório permanente por um mundo unido para evidenciar a ideia de fraternidade. Já estão a ser feitos os primeiros contactos com órgãos da ONU através da nossa ONG New HumanityTodos nós seremos na nossa terra, observadores e enviados.
- Graças à contribuição de cada um o Observatório promoverá a escolha de experiências de fraternidade no mundo inteiro, postas em ação por indivíduos, grupos e instituições.
- Trabalhando no United World Project, queremos privilegiar o continente africano que acolhe laboratórios já iniciados na África por Chiara Lubich nos anos 1960. Desejamos partilhar na plena reciprocidade com os seus povos, a experiência que surge da comunhão, do profundo sentido de comunidade testemunhada pela África, dos seus modelos de participação difundida, dos seus corajosos percursos de resgate.
- Podemos hoje multiplicar esses laboratórios no mundo inteiro, cada um no lugar onde vive, e trabalhar todos unidos pelo United World Project para que o mundo unido não seja uma utopia, mas uma realidade quotidiana, viva e contagiante!

Como foi explicado, as assinaturas para a petição do projeto estão sendo recolhidas online aqui. Você pode imprimir o formulário e pedir assinaturas escritas aos seus próximos: uma vez preenchidos, escaneie e mande para network@unitedworldproject.org. Pessoas sem e-mail podem assinar! Gente, nós precisamos dessas assinaturas para conseguirmos que ele seja reconhecido! Nos links que eu pus nessa postagem é possível entender tudo melhor.

Vamos levar amor para mundo? Está nas nossas mãos é é muito simples! Mais uma vez: link da assinatura online e link do formulário para impressão. Ajude a divulgar também!
É isso, galera. O mundo precisa da nossa fraternidade, e nós estamos com ela nas mãos. Quem disse  que não podemos mudar o mundo?! Vamos lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário