30 de abr. de 2013

Proposta de amor: Semana Mundo Unido 2013


Oii, meus amores! Vamos falar de amor de novo, nessa semana que pra mim é beeem especial: a Semana Mundo Unido! Ela começou domingo, mas por alguns detalhes eu só pude vir agora falar dela. Enfim, vamos ao que interessa! :D
Lembram da campanha que eu lancei semana passada pelo Projeto Mundo Unido? Vocês já devem associar os nomes, e realmente tem tudo a ver: os dois eventos são produzidos pelos mesmos autores. A Semana Mundo Unido (SMU) é uma iniciativa que acontece anualmente, desde 1996, em todo o mundo, que visa contribuir para a unidade dos povos, para a fraternidade universal e para derrubar barreiras que separam homensEsta iniciativa surgiu por ocasião do Festival Internacional dos Jovens por um Mundo Unido, GenFest 95 (evento que acontece a cada cinco anos), quando Chiara Lubich lançou aos jovens a proposta de se organizar, simultaneamente, no mundo inteiro, a Semana Mundo Unido, que passaria a ser o encontro anual dos jovens – uma semana de reflexão, divulgação e de ações concretas, para a construção de um mundo mais unido. Assim, nesta ocasião, pelos cinco continentes, são realizadas ações concretas de solidariedade, atividades culturais, debates, shows e manifestações pela paz, reunindo pessoas de diferentes origens raciais, religiões, gerações e condições sociais, com o objetivo de ressaltar e valorizar as iniciativas que promovem a unidade em todos os níveis da sociedade.
Bem, explicada a Semana Mundo Unido, vamos pensar em como podemos vivê-la. Com certeza, na sua cidade ou no seu estado, haverá eventos promovidos pelos Jovens pelo Mundo Unido para a SMU 2013, o primeiro passo é se informar. Para quem for de Alagoas, como eu, a programação para a SMU 2013 é a seguinte:


Porém, a SMU é principalmente um momento de vivência pessoal da fraternidade. Se não puder participar de algum evento local, vamos tentar viver pessoalmente a experiência da fraternidade. São pequenos gestos de amor que formam a SMU; em cada cantinho do mundo, existem pessoas agora praticando o amor. Um gesto concreto que pode ser vivido por todos, mesmo depois a SMU, é o Time Out, que é uma singela oração pessoal pela paz no mundo, que se faz todos os dias ao meio-dia. Cada país vive o Time Out no seu horário local, formando uma vigília mundial pela paz, 24 h por dia! O que proponho agora é que, assim como eu, você ative um alarme no seu celular que te lembre, sempre ao meio-dia, do Time Out. Preste atenção nos gestos de amor diário também. Vocês vão experimentar a excelente sensação do que é viver um pouco num mundo unido.

Vamos lá, então?! Be the bridge!



Nenhum comentário:

Postar um comentário