4 de jun. de 2012

Tutorial: Caderno marrom e rosa

Bom dia! Mais um dia para amar e ser feliz!
O tutorial de hoje já estava pronto há alguns dias, mas só hoje pude trazer. Trata-se de um caderno meu, que já vem sendo usado, e que precisava ser "repaginado". Como já é de meu costume, para ter ideia do que está em alta no mundo scrap, pesquisei sobre cadernos decorados com tecido. É, as técnicas de scrapbook nos pedem materiais scrap; porém, como se trata de um caderno para usar diariamente, ou quase, papéis tornam frágil a decoração. E, particularmente, sempre prefiro o resultado do tecido!



O interessante foi perceber que geralmente, nos cadernos decorados com tecido, são usadas pelo menos duas estampas que "conversem" entre si. Então, fui à luta nas lojas de tecido, e achei duas estampas que se combinavam bem:


Então, começam as ideias. Comecei posicionando de várias formas, fazendo vários testes, até encontrar o que achava melhor. Acho que sempre deve ser assim, para não haver os arrependimentos depois do trabalho concluído. Então, vamos ao tutorial:

Como se tratava de duas estampas românticas, o que traria um caderno com ar romântico, decidi aproveitar esses retalhos de edredom que tinha aqui (consegui uma vez na casa de uma amiga costureira). Esses retalhos são constituídos de tecidos costurados em acrilon. O efeito trazido por ele é de almofada, que combina bem com cadernos românticos. Recortei o tamanho exato das capas, sem cobrir o arame, como pode ser visto nas figuras:


Depois de já ter decidido como o caderno seria decorado, começo a decoração. Recorto o tecido marrom para cobrir todo o caderno, assim:


O nosso processo sempre será semelhante ao que foi mostrado nesse post, o nosso primeiro caderno decorado. Porém, na cortagem dos vértices houve uma pequena modificação. O processo aqui foi o seguinte: fita dupla-face para fixar o tecido na capa, agora coberta de edredom, e fita adesiva em todas as bordas. No caso deste caderno, não encaixei o tecido por baixo papel que esconde as bordas originais do caderno, como aqui. Este papel estava danificado, então, ao fim, colocarei outro para cobrir as bordas aparentes de tecido.
Sendo assim, preferi então resolver o problema dos vértices de outra forma: deixei as bordas coladas de modo que o vértice tivesse esse formato:


Com cuidado para que esse formato fosse mantido, cortei:


Dessa forma, ficou apenas sem resolver o tecido na área correspondente ao arame. Foi resolvido da mesma forma do post que já mencionei: corta-se nas extremidades, e com o pedaço de fita dupla-face, é feito o acabamento com o pedaço de tecido para dentro do arame, podendo haver ajuste de tamanho:



Está pronta a parte marrom do caderno. Viram que não é difícil encapar?
Achei que seria melhor deixar todo o caderno com uma camada completa de tecido, trazendo um pouco mais de proteção.
Distribui o tecido rosado nas posições que desejava, e cortei:


Na primeira imagem, temos a capa traseira. Na segunda, a capa da frente.
Na capa de trás, foi necessário um acabamento na borda que ficaria encima da capa. A maneria mais prática foi a fita dupla-face outra vez, que já traria também a fixação do tecido na capa:


Na capa da frente, usei uma parte do tecido que já trazia uma franjinha, do modelo do próprio tecido. Achei legal usá-la assim mesmo, sem acabamento:



Nas duas capas, o processo de colagem das bordas foi igual ao do tecido marrom:


Eis o resultado inicial:



Vamos à decoração. Não quis muitas informações, o caderno já tinha muita informação por causa das estampas. Então, apenas alguns detalhes que o deixaria mais romântico!
Primeiro, sianinha branca por toda essa linha formada pelas duas estampas na capa de trás. Tive a ideia a partir dos testes, mais uma vez, e vi como o efeito de união das estampas que ela causava ficava legal. Cola quente é melhor que dupla-face nesse caso:



Na parte da frente, usei um lacinho simples e meigo. Veja que não foi difícil faze-lo. Posicionei-o e colei-o na capa:


 Por fim, o papel para esconder as bordas na parte de dentro. Bem simples: uma folha A4 simples, cortada no tamanho correto. Fita dupla-face apenas nas bordas e pronto!


Está pronto!


Espero que tenham gostado, beijo!

3 comentários:

  1. Parabens! lindo trabalho , deus abençoe. Poste mais modelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu deixei de atualizar este blog há um tempo, estou com blog novo e posto sempre conteúdos como este por lá. Confere: http://blogdaianebarbosa.com.br/

      Excluir
  2. Parabens! lindo trabalho , deus abençoe. Poste mais modelos.

    ResponderExcluir